Sobre

Tendo alguns lugares como referência, parti em fevereiro de 2017 em uma jornada pelo Brasil com o objetivo principal de conhecer, entender e registrar como a Gente Brasileira vive. Durante dois anos, foram mais de 35 mil km percorridos, 18 estados e o DF, em mais de 80 caronas entre caminhões, barcos, canoas, ambulâncias, tratores, carroças e aviões.

Grandes cidades e pequenos povoados, terras indígenas e comunidades quilombolas, vilas ribeirinhas e de pescadores. Mergulhei na história de Gente -muita Gente– e em lugares onde poucos chegam. Alguns desses meus encontros foram publicados nesta plataforma, e também no Facebook e Instagram.

Chamei de jornada pois, segundo ouvi, em uma jornada não sabemos para onde vamos, quando vamos, com quem ou o quê vamos encontrar e tampouco como ela vai nos transformar. Buscava transformação, e ela aconteceu.

MOSTRA AMBULANTE E PROJETO FORTALECE

Durante a caminhada, novas ideias surgiram, como a Mostra Ambulante de Imagens Brasileiras, uma exposição fotográfica itinerante que passou por cinco estados em três regiões do país. Foram exposições em comunidades ribeirinhas, meio de floresta, galerias, Sesc e escolas públicas.

A partir dessa iniciativa, surgiu o Projeto Fortalece, que consiste na geração de renda para nove comunidades, projetos ou famílias, através da destinação de 30% do valor de venda de fotografias feitas durante a realização dos projetos.

Os beneficiários são duas comunidades quilombolas, dois povos e duas famílias indígenas, duas comunidades ribeirinhas e um grupo musical familiar com mais de 200 anos de tradição no sertão do Ceará. Até o final de 2019, foram arrecadados mais de R$ 1.800.

GENTE BRASILEIRA DEBAIXO DE ÓLEO

Em janeiro de 2020, iniciei o especial Gente Brasileira Debaixo de Óleo, com a proposta de percorrer todo o litoral baiano para registrar e relatar as histórias da Gente que foi afetada pelo maior crime ambiental da história do litoral brasileiro.

Além das habituais histórias nesta plataforma e nas redes sociais, o especial será coroado com a produção de um documentário 100% independente, feito no coração, assim como o projeto inicial.

 

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: