ESTREIA: Os motivos e razões de uma jornada pelo Brasil

itaunas.jpg
Rio Itaúnas, no litoral do Espírito Santo

Era madrugada do dia 2 de janeiro quando tive um encontro inesperado. Em meio a uma galera que curtia um reggaezinho na beira do rio em Itaúnas (ES), cidade das dunas e do forró, no litoral capixaba, meu falecido pai surgiu caminhando em minha direção.

O corpo dele não era sólido. Era meio translúcido, um plasma, quase um fantasma. Não que fosse algo macabro, pelo contrário. Tava tranquilo, bonito. Sentou ao meu lado e me deu um abraço longo, de uns cinco minutos ou mais. Difícil precisar o tempo. Apesar de não ser um corpo físico, abracei de volta.

Quando conto essa história, muita gente pergunta: “Mas, vem cá, você não estava louco?’’; “Cê não tinha bebido um bocado, não, amigo?’’;“Ô Adriano, será que você não sonhou?’’

O ceticismo não me incomoda. Antes da experiência, eu também tinha o hábito de questionar esse tipo de coisa. Mas, na real, não importa muito saber se foi ou não foi.

Eu vi, eu senti. Foi transcendental, um momento único e especial na minha vida. E aquilo me mudou. Desde sua morte, muitas das minhas opiniões arrogantemente formadas caíram por terra. Revi conceitos, a forma como encaro a vida e a morte, o pragmatismo com que eu planejava meu futuro e minhas relações com as pessoas.

1794530_716371425054264_1146317017_n.jpg
Maneo, meu pai, e um periquito que pousou de surpresa em suas costas

O encontro inesperado serviu para que eu tomasse coragem de levar adiante uma ideia que há tempos rondava meus pensamentos: viajar sem rumo, sem datas marcadas, contando com a bondade das pessoas e deixando que o destino desenhasse meu caminho. É o que estou fazendo neste momento.

Tendo alguns lugares como referência, parti no dia 28 de fevereiro em uma jornada pelo Brasil com o objetivo principal de conhecer, entender e registrar como a Gente Brasileira vive. Esses meus encontros vão ser publicados aqui, mas também vai ser possível acompanhar mais sobre a jornada pelo Facebook e Instagram.

Chamo de jornada pois, segundo ouvi, em uma jornada não sabemos para onde vamos, quando vamos, com quem ou o quê vamos encontrar e tampouco como ela vai nos transformar. Busco transformação, disso eu sei.

Anúncios

27 comentários em “ESTREIA: Os motivos e razões de uma jornada pelo Brasil

Adicione o seu

  1. Querido Adriano deixo aqui minha alegria por esse novo projeto que nasce da própria vida, devires que são catapultados por afetos e pelo compromisso consigo mesmo. Vida longa nesta jornada. Sigo agora teus olhos e pensamento. Grande beijo

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adriano, grande oportunidade você criou para si mesmo! A ideia de compartilhar essa experiência é de muita valia para aqueles que não puderam ou tiveram a coragem e disposição de fazer o que você propôs para ti. Pela proposta a viagem já é um sucesso e a acompanharei por aqui! Abraço!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Te amo sobrinho querido…muita Luz nesta jornada de encontro, ou melhor, reencontro com o Universo…Que Ela não seja apenas uma luz no fim do túnel,mas que elimine o próprio túnel,abrindo dimensões completamente novas de sentido e percepção…bjs
    Tia Milene

    Curtir

  4. Querido Adriano, como voce bem sabe, temos algo em comum, meu filho e e seu amigo, Arthur. No entando quero deixar escrito que sempre cultivei uma admiraçao imensa por você e seus pais, pessoas do bem, inteleigentes, gentis e tantas outras imensas qualidades.
    Voce esta sabendo fazer uma bela limonada dos limões que a vida te deu. Lhe admiro demais!!! Bjs e luz.

    Curtir

  5. Adriano, parabéns pela coragem e iniciativa! Muito bom. Serei um leitor assiduo…. tenho certeza que seu pai está adorando. Tenho muita muita saudades… um grande abraço do Dudi.

    Curtir

  6. Dri, suas palavras são emocionantes.
    Tenho certeza que seu objetivo está sendo comprido nessa jornada. Você se transforma em uma pessoal melhor a cada história que ouve e cidade que passa, pode ter certeza!
    Vou repetir, alem de amigo você ganhou um admirador.
    Abraços e boa sorte nessa jornada!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: